4 sugestões de leitura sobre a cachaça e afins

Em nossa publicação da última quarta-feira, indicamos para você quatro sites super interessantes sobre o universo da cachaça. Se você pretende ficar em casa neste final de semana e está procurando algo pra ler, a Cachaça Gestor indica quatro leituras sobre cachaça. Os livros falam desde a história da nossa caninha até em como se tornar um ótimo degustador!

~ A Verdadeira História da Cachaça ~

 

averdadeirahistoriadacachaca-capa

Se você acha que a cachaça é uma invenção brasileira, espere um pouco! Pois ao mesmo tempo em que monta o seu relato, o autor Messias Cavalcante desmonta mitos, verdades até então inabaláveis, provocando o leitor com dados e informações que enriquecem e dão mais sabor à leitura. O livro, ostenta uma menção no Guinness como o maior colecionador de garrafas de cachaça do mundo! A leitura é agradável e divertida, recuperando fatos curiosos da História da Cachaça no Brasil.

 

~ Cachaça – Ciência, Tecnologia e Arte ~

 

15069564

O objetivo deste livro é oferecer, de forma integrada, uma visão teórica e prática do processo de produção de cachaça, resultado do conhecimento adquirido nos estudos e pesquisas desenvolvidas na ESALQ/USP. O foco desta obra é a ciência aplicada na tecnologia envolvida no processo de produção, visando à qualidade química e sensorial da cachaça. Assim, o livro Cachaça apresenta por completo o processo de criação da bebida, também com uma apresentação história, descrevendo e ilustrando sua produção química que condiciona sua qualidade sensorial.

 

~ Todos os nomes da cachaça ~

 

cachaça

A leitura deste livro apresenta ao leitor o resultado de uma pesquisa curiosa e exaustiva ao listar em torno de 8.000 marcas de cachaça brasileiras, com seus respectivos produtores, cidades e estados de origem, bem como a imensa relação de sinônimos que a palavra “cachaça” vem registrando ao longo do tempo por seus consumidores e aficionados.

A partir do final da década de 1930, com a obrigatoriedade de sua comercialização em recipientes de até um litro e com o devido rótulo, os nomes das cachaças se multiplicaram, demonstrando a criatividade do brasileiro, bem como o carinho e a estima dedicados a essa “parceira” nos bons e maus momentos.

 

~ Cachaça – Bebendo e aprendendo – Guia prático de degustação ~

 

cacha_as_-_bebendo_e_aprendendo

Você se lembra que já fizemos a algum tempo aqui, uma publicação sobre degustação de cachaça, clique aqui. Pois bem, para você ficar mestre de vez, sugerimos a leitura do livro Cachaça – Bebendo e aprendendo – Guia prático de degustação.

A obra contém todas as informações, dicas e segredos para quem quer conhecer as qualidades e virtudes sensoriais de uma cachaça, para os que querem saber, com certeza, se uma cachaça tem ou não excelência no aroma e no sabor. Depois de apresentar a verdadeira cachaça, o autor explica os valores, conceitos e características de uma cachaça de excelência, e oferece ao leitor um roteiro, a fim de que ele percorra, com segurança, o ritual da degustação, passo a passo, da escolha da marca e do copo até a avaliação final, passando pela percepção visual, olfativa e gustativa da bebida, por todos os sentidos do degustador.

Parte do livro é constituída de ‘Fichas de degustação’ que o leitor irá preencher, sob a orientação do autor, considerando todos os aspectos sensoriais da cachaça e circunstâncias do ato cultural de degustar. A obra traz ainda receitas dos principais drinques brasileiros feitos à base de cachaça.

 

Da mesma forma que produzimos uma vasta gama de conteúdos sobre o universo cachaceiro, também gostamos de indicar outras ótimas leituras, assim, enriquecer sempre seus conhecimentos sobre a nossa Caninha!

Ótimas leituras! 😉

Deixe um comentário