13 de Setembro, dia Nacional da Cachaça: qual a importância dessa data para o produtor + 13 drinques para comemorar

O dia Nacional da Cachaça é comemorado em 13 de setembro no Brasil. Trata-se de uma data muito importante devido a importância da bebida para a história do povo brasileiro.

A cachaça é uma bebida que vai além da gastronomia, ela representa o espírito do povo brasileiro. Não é atoa que é considerada a bebida mais tradicional no país. 

Hoje vamos falar justamente dessa paixão nacional e da importância dessa data para o produtor. Além disso, preparamos uma lista super interessante com dicas de drinques que podemos fazer por meio da cachaça. 

Vamos lá? 

13 de Setembro, dia Nacional da Cachaça: desde quando? 

A história da cachaça no Brasil é de muita luta desde os seus primórdio. Por um longo período a Coroa Portuguesa mostrou-se contra a bebida, chegando a proibi-la no país. Isso se dá devido a ameaça que a cachaça apresentava quanto a importação do vinho português na colônia. 

Foi no Rio de Janeiro onde brasileiros lutaram pelo direito da venda da cachaça, conseguindo dessa forma a legalização da cachaça. Esse movimento ficou conhecido como Revolta da Cachaça e está totalmente relacionado com a escolha da data. 

Mas, afinal, por que 13 de Setembro? 

Trata-se do dia em que a venda e fabricação da Cachaça tornou-se legal no Brasil, 13 de Setembro de 1661.

A importância dessa data para o produtor

O dia Nacional da Cachaça representa uma grande conquista no Brasil. Um dos seus principais significados é a vitória sob uma imposição de descaracterização do produto. 

Mas, além disso, o estabelecimento de uma data símbolo significa o início de um reconhecimento Nacional da importância do produto para o país.

Para o produtor essa data é importante devido ao seu significado de luta e resistência. Trata-se de um processo de identificação a nível nacional com o produto. 

Chega de saudade, hoje é dia da cachaça! 

Para comemorar essa data tão especial, elegemos 13 drinks feito a base de cachaça, dá só uma olhada: 

1- Caipirinha;

2- Dedin de café;

3- Morena arretada;

4- Diávolo;

5- Quentão;

6- Licor de acerola; 

7- Hibiscus;

8- Havana Sunrise;

9- Arara Azul;

10- Aroeira Sweet; 

11- Caipirinha na Mata;

12- Margarita Especial;

13- Tônico Pinga;

Gostou desse conteúdo e quer saber a receita dos drinks? Segunda-feira às 17:15 teremos um post especial sobre harmonização de drinks com cachaça. Siga-nos nas nossas redes sociais e fique ligado! 

Deixe um comentário