O rótulo e a embalagem são fundamentais para quem deseja estar dentro das leis de cachaça. Muitos produtores acreditam que colocar sua cachaça no mercado será suficiente para ter boas vendas. Porém, atualmente, investir em estratégias comerciais tornou-se fundamental para rentabilizar o seu alambique. Além disso, sabemos que lançar um produto no mercado não é uma das tarefas mais fáceis. Portanto, fizemos este post falando sobre detalhes que te ajudam a rentabilizar o seu negócio: a embalagem e o rótulo.
Primeiro, é importante distinguir a embalagem do rótulo. A embalagem é tudo o que serve para acondicionar a cachaça. Ou seja, a embalagem pode ser a garrafa, a caixa e itens que irão envolver e armazenar o produto. Já o rótulo é a descrição contida no recipiente. Nele contém as principais informações sobre a sua cachaça. Marca, composição, fabricante, entre outras características que são fundamentais para descrever a sua bebida e atestar a qualidade dela.
Por que eu devo me preocupar com esses detalhes?
A embalagem e o rótulo são os principais meios de comunicação entre o produtor e o consumidor. Muitas vezes não temos a chance de vender pessoalmente contando o porquê o consumidor deve escolher a sua cachaça. Portanto, é indispensável pensar a embalagem e o rótulo como meios que de comunicar a informação necessária para o consumidor. É na embalagem que você vai falar sobre a história, o modo de produção e informações que atestam a qualidade da bebida.
Segundo NoVarejo, 60% dos brasileiros compram um produto pela primeira vez devido à embalagem e não pela marca. Sendo assim, a embalagem constrói uma linguagem que não é necessariamente verbal. O formato, as cores e a praticidade do recipiente são cruciais para transmitir conquistar a atenção do consumidor.
Rótulo e embalagem: muito além da beleza
Como diz o ditado “Beleza não põe mesa”, não adianta fazer a embalagem e o rótulo apenas como itens decorativos. É necessário pensar que ambos exercem uma função. Para isso, tanto o rótulo quanto a embalagem precisam estar alinhados com os objetivos e valores da empresa.
Além de comunicar o que é o conteúdo, a embalagem necessita também conservar a bebida. É importante que a embalagem garanta a qualidade da caninha para o consumidor até a hora que ele for consumi-la. Já o rótulo certifica a bebida. Ele atesta que o produto está de acordo com a legislação e a instrução normativa da regulamentação da cachaça.
Por exemplo, no rótulo é necessário colocar a marca comercial, a tipificação da bebida, ingredientes, o número de registro no Mapa (Ministério da Agricultura e do Abastecimento), entre outros indicativos. Estas referências são indispensáveis para atestar a qualidade da cachaça. Assim, comprova-se que ela obedece às normas de boas práticas de produção exigidas para a comercialização da bebida.
Primeiros passos
Então, produtor, já foi a época que investir em rótulo e embalagem era algo restrito a grandes empresários. Atualmente é fundamental pensar nestas estratégias comerciais. Deste modo, você valoriza o seu produto e garante que ele esteja de acordo com a legislação do mercado.
Mas afinal, quais práticas são proibidas? Quais são as informações e padrões obrigatórios nos rótulos e na embalagem? Para responder essas questões, nós preparamos este Ebook. Feito junto com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), este Ebook é um guia para quem deseja regularizar o alambique.
Pingback: 3 dicas sobre padrões de qualidade na produção da cachaça artesanal - Cachaça Gestor
Quero Nome para a minha cachaça, embalagens bonitas.
Boa tarde. Quais itens não podem constar em rótulos de cachaça. O nome “artesanal” não deve constar? o nome “legítima” pode constar para assegurar a autenticidade do produto e da marca registrada? Citar no rótulo, como legenda de ilustração de imagens da região, sendo lugar turístico conhecido, mas sem ser região demarcada com certificação é permitido? Agradeço e aguardo sua resposta.
Bom dia!
Estamos preparando um EBOOK bem completo com todas as informações obrigatórias que devem conter no rótulo e também com todas as proibições também. Até semana que vem deve estar no ar! Continue nos acompanhando.