Cachaça Artesanal x Cachaça Industrial

Sabia que existem duas categorias distintas de caninha? São elas: a cachaça artesanal e a cachaça industrial. Mas, e aí? Sabe o que difere uma da outra? Fique conosco que, no post de hoje, você vai aprender tudo sobre o assunto.

Existe uma diferença entre elas perante a legislação?

Quando abordamos a questão da legislação brasileira e os critérios técnicos estabelecidos pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária -, ambos produtos são classificados da mesma forma. Seja a cachaça industrial, destilada em colunas de inox, ou a cachaça artesanal, destilada em alambiques ou engenho de cobre.

Contudo, entre os dois produtos existe uma gama de diferenças. Sendo o seu grande destaque, principalmente, no processo produtivo e nas qualidades sensoriais percebidas. 

A produção da Cachaça Industrial

A cachaça industrial é feita por empresas de grande porte, que tendem a produzir uma altíssima quantidade desta diariamente. Esse processo requer muita cana-de-açúcar, ou seja, a seleção minuciosa dessa matéria prima é algo praticamente impossível de ser realizado, o que implicará diretamente no sabor final do destilado. Além disso, nesse caso, a queima e fermentação são aceleradas com a adição de agentes químicos.

O processo produtivo da cachaça industrial é bem semelhante ao realizado na fabricação de álcool para automóveis. A destilação se dá de forma simples, em colunas de aço de inox, e a separação da cabeça, coração e cauda da cachaça não ocorrem. Na tentativa de agregar mais valor ao destilado, em alguns casos é adicionado açúcar em sua composição. Grande parte das cachaças industriais não são envelhecidas em nenhum tipo de madeira, sendo engarrafadas logo após a sua produção.  

Quando falamos sobre degustação, a cachaça industrial não é tão procurada. Assim como grande parte dos produtos industrializados, a sua produção visa atingir altas quantidades, deixando a qualidade um pouco de lado. Sua grande vantagem competitiva se dá nos baixos preços praticados no mercado, uma vez que o seu próprio processo produtivo em larga escala reduz bastante os custos operacionais, comparados ao de uma produção de cachaça artesanal.

A produção da Cachaça Artesanal

Já a cachaça artesanal é confeccionada em alambiques que, ao invés de visarem a quantidade,  costumam prezar pela qualidade de seus produtos. O aroma e sabor são duas preocupações constantes entre os produtores, e esse fato é claramente perceptível durante o processo de confecção da bebida. 

A preocupação inicia-se já no processo de plantio da cana. Toda a cana é despalhada e limpa manualmente antes da moagem. Deve, ainda, ser: sadia, recém cortada e possuir o maior teor de sacarose possível em seu colmo. Visando maior qualidade no resultado final, o processo ainda deve ser realizado sem queimar a palha. As Cachaças artesanais são naturalmente fermentadas, com leveduras selvagens ou selecionadas. Pode-se, também, ocorrer o uso de fubá de milho ou arroz.

A destilação do seu vinho (o caldo de cana já completamente fermentado) ocorre em um alambique de cobre. O produto final é aquele adquirido no meio do processo, denominado “Coração da cachaça”. 

Além das diferenças citadas acima, a Cachaça Artesanal também recebe uma atenção especial durante o seu processo de envelhecimento. É nessa parte da confecção que ela recebe sua “identidade”: ela descansa em barris de madeiras durante um longo período, até que sofra uma alteração química que interfere no seu aroma e sabor. 

Em busca de auxiliar os produtores de um produto tão importante para a cultura brasileira, o Cachaça Gestor propõe um novo modelo de gestão de alambiques. Com um sistema completamente digital, oferecemos relatórios em tempo real informando precisamente dados relacionados à produção. Proporcionando assim, uma otimização do tempo, que poderá ser investido no processo de confecção da cachaça e em sua comercialização. 

Mais do que uma bebida, uma oportunidade

Todo esse cuidado durante a confecção da cachaça artesanal a torna um produto único e diferenciado no mercado. Do seu sabor ao aroma, cada uma possui características específicas que as tornam especiais e raras. Encontrar duas cachaças artesanais iguais é um processo quase impossível. Desse modo, esse produto é perfeito para a degustação. Trata-se não apenas de um destilado, mas de uma experiência que envolve principalmente o olfato e o paladar. 

A cachaça é uma das bebidas mais tradicionais do Brasil. O novo mercado que propõe um conceito artesanal para esse segmento oferece aos clientes a oportunidade de provar produtos de alto valor, que carregam em si uma sofisticação abrasileirada que somente uma boa cachaça pode propor. E você, já experimentou um novo sabor hoje? 

Gostou desse conteúdo e quer receber em primeira mão todas as novidades relacionadas à cachaça? Siga-nos nas nossas redes sociais! 

This Post Has 3 Comments

Deixe um comentário