Como se sabe, quando a destilação da cachaça termina, o consumo direto não é aconselhável. Para melhor ar a qualidade da cachaça, deixe-a amaciar por 6 meses, no mínimo. O processo de envelhecimento de cachaça visa aprimorar a qualidade química e sensorial, além de agregar maior valor comercial ao produto. Vamos te mostrar como ele deve ser feito, e algumas dicas para você virar mestre no assunto. Bora?
Alguns detalhes importantes sobre a técnica:
- O descanso pode ser feito em qualquer recipiente, de qualquer tamanho, mas dê preferência a tonéis de aço inox, vidro ou madeira com volumes de 700 litros, no mínimo;
- Como o envelhecimento é a etapa que fornece características sensoriais à bebida, a escolha do tipo de madeira de seu tonel é bastante importante.
- A temperatura do armazenamento deve estar torno de 20ºC, com umidade de 70% a 90%. Além disso, tente não empilhar os tonéis.
- O carvalho europeu é o mais utilizado na confecção dos tonéis, mas demanda alto custo por ser importado; como alternativa, podemos usar vários tipos de madeiras nacionais. As mais usadas são:
Carvalho

O carvalho é a madeira mais utilizada no mundo para envelhecer destilados. Seu crescimento e cultivo pode ser encontrado no hemisfério norte do nosso planeta (América do Norte e Europa).
Destas espécies, as mais utilizadas pelo ramo da cachaça são o Carvalho Europeu e o Carvalho da América do Norte.
A cachaça cultivada em barril de Carvalho Americano tem um sabor suave e aromas semelhantes ao de baunilha e coco. Já o Carvalho Europeu fornece à cachaça aromas e sabores de amêndoas, tanino e madeiras tostadas. Além disso, a coloração da bebida tem cor de âmbar.
Amendoim

Para os cultivadores brasileiros de cachaça, o amendoim é uma das madeiras mais fáceis de se obter. Esta espécie pode ser encontrada desde a região nordeste, até oeste de Santa Catariana. O Amendoim é ideal para a fabricação de tonéis de armazenamento.
A cachaça cultivada neste tipo de madeira possui coloração levemente amarelada, com aroma sutil. Porém, vale lembrar que o sabor é pouco adstringente.
Outro ponto de qualidade desta madeira é o melhor cultivo do sabor da cachaça branca, bebida que é bastante usada para o preparo de caipirinhas.
Amburana

Esta é outro tipo de madeira que também possui outro nome mais conhecido: Cerejeira. Pode ser encontrada no Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.
A cachaça envelhecida em Amburana é bem conhecida e comercializada em grande escala no Brasil. A característica de seu gosto é levemente adocicada, além de um toque de aroma de baunilha.
Jequitibá

O Jequitibá é bastante encontrado no Brasil, mais precisamente no Acre, Centro-Oeste, Sul da Bahia e também no Sul do país. O Jequitibá branco, em questão de cultivo do envelhecimento da cachaça, é melhor indicado para o processo, pois intensifica a cor mais clara da cachaça, além do aroma imperceptível. Já o Jequitibá Rosa, por sua vez, oferece cor dourada à bebida, além de sabores e aromas agradáveis que podem competir, inclusive, com o carvalho americano.
Araruva

Também conhecida como Araribá, sua espécie é natural das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Os produtores de cachaça do interior do Paraná utilizam bastante o cultivo da Araruva.
A cachaça curtida no barril desta madeira possui uma cor amarela clara e maior oleosidade na bebida, além de um aroma com toque de flor.
Cabreúva

Talvez você tenha ouvido falar por um outro nome, Bálsamo ou Pau-báusamo, certo? Esta madeira é natural desde o Sul da Bahia até o Rio Grande do Sul.
A cachaça envelhecida em Cabreúva possui uma cor amarelo-esverdeado, e isto ocorre pelo seu aroma ser bastante característico, com uma mistura de ervas e plantas.
E agora, duas das técnicas mais populares e eficazes para um bom envelhecimento da caninha:

1 – Queima de barril
Geralmente conhecida como “tosta”, ou “queima interna do barril”, o processo consiste em duas etapas: a primeira utiliza fogo na parte interna do barril, e água fria por fora. O objetivo é dar formato e auxiliar na envergadura das aduelas. A segunda, que abriga o diferencial para o envelhecimento de sua caninha consiste em um tratamento térmico que se chama Bousinage (queima final). É ele quem proporciona a degradação térmica de componentes da madeira que são capazes de degradar a qualidade da cachaça. Além disso, ele gera componentes aromáticos que agregam bons valores ao produto final.
Aqui no Brasil, a fase da tosta pode ser dividida em 3 etapas: leve, média e forte. No exterior, temos exemplos de processos divididos em até 6 fases. Porém, vale lembrar que não existe padronização para este processo, uma vez que esta queima é feita de forma artesanal. Para exemplificar, podemos mencionar níveis de queimas em tostas de 3 níveis: a leve demora de 5 a 10 minutos entre 180 e 200 ºC, a média dura de 10 a 15 minutos entre 200 e 230 ºC, e a forte tem o tempo de 15 a 20 minutos, entre 230 e 250 ºC.
Vale lembrar que este processo deve ser observado de perto por um “máster blender”, para que a qualidade da tosta seja garantida. Além disso, este procedimento pode ser feito em outras madeiras também, inclusive, algumas tanoarias já utilizam madeiras nacionais em seus barris.
2 – Técnica da soleira
A antiga técnica de Soleira, muito utilizada para envelhecer vinhos, começa agora a ser aplicada na produção da cachaça. Esse sistema é uma prática que, a partir de algo como um revezamento entre barris, tem como um de seus principais intuitos garantir uniformidade às bebidas. A grande diferença é que a bebida não fica armazenada no mesmo barril durante todo o processo.
Confira na matéria completa dos amigos do site O Mapa da Cachaça: http://www.mapadacachaca.com.br/…/sistema-soleira-de-envel…/
O envelhecimento desta bebida é uma prática que possibilita a modificação da cor, do sabor e também de seu aroma. Isso acontece em função dos diversos tipos de madeiras e suas habilidades de mudar as características da cachaça de acordo com o gosto do cliente e consumidor.
Por hoje, só isso tudo…
E aí? Já podemos te chamar de ‘phd sobre envelhecimento de cachaça’? Existe algum detalhe que esquecemos de compartilhar com vocês? Depois venham aqui e comentem se deu tudo certinho para vocês!
Um ótimo fim de semana a todos!
Leia mais:
3 dicas sobre padrões de qualidade na produção da cachaça artesanal
A produção da cachaça em 8 passos

Obrigado por compartilhar! Eu aprecio o esforço colocado neste site e vai visitar aqui mais vezes.
Seu feedback é importantíssimo para nosso trabalho!
Pode ter certeza que o nosso compromisso é sempre em oferecer conteúdo de qualidade no que se refere a produção e comércio dessa bebida identidade do Brasil!
Obrigado por compartilhar! Eu amo seu post obrigado.
Grabbed a game from 69pkrgamedownload the other day. Download was quick and easy, just what I needed. Check it out: 69pkrgamedownload
Yo, 99okvip is where it’s at! Been playing here for a while now and I’m loving the vibe. Games are good, withdrawals are smooth. Highly recommend checking it out 99okvip
Just signed up to wowph22. The site looks legit and the game selection is pretty sweet. Hoping to strike it rich! Will let you know how it goes! You can find them at: wowph22
Gonna give n777slotjililogin a whirl. Always looking for a new place to chase those jackpots. The login was easy, so that’s a good start! See what the fuss is about here: n777slotjililogin
Interested in checking the RTP (Return to Player) rates over at fairspinrtp. Transparency is key! Hoping to find some good slots with high payback. Take a look for yourself: fairspinrtp