Qual é a melhor cachaça para fazer caipirinha?


A caipirinha no Brasil

D

Foi por volta de 1918 que a tão aclamada caipirinha surgiu. O coquetel foi criado no interior de São Paulo como uma bebida de alto padrão a ser servido nas festas dos fazendeiros da região, que compunham a elite local, refletindo assim a força da cultura canavieira que atuava naquele espaço.


Com o seu sabor tão singular, a bebida logo fez sucesso ao redor do país: em 1930 o coquetel já podia ser encontrado em várias regiões, principalmente no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

Até chegar na versão hoje conhecida, a caipirinha sofreu algumas modificações, aprimorando o seu sabor e tornando-se o drinque brasileiro mais reconhecido ao redor do mundo, e hoje você aprenderá qual a melhor cachaça usar para fazer uma caipirinha nota dez!


A escolha dos ingredientes


A caipirinha é um drinque tradicional no Brasil, que traz em seu sabor uma gama de sensações: uma leve acidez do limão que contrasta com a leveza do açúcar e o frescor da cachaça.

Sendo assim, a escolha dos seus ingredientes é um dos momentos mais importantes durante a confecção, e a seleção da cachaça correta faz toda diferença no resultado final do drinque.

Os três tipos de cachaça mais comuns para fazer a caipirinha são a Pura, a Prata e a Ouro. Continue conosco para saber a diferença entra elas!

Os tipos de cachaça mais usados para fazer a caipirinha 


A cachaça Pura é um destilado que não sofre nenhum tipo de interferência durante a sua produção. Após o seu processo de destilação a mesma descansa em dornas de inox e segue para envase.

Essa cachaça traz consigo uma característica gustativa muito interessante, uma vez que o seu sabor remete diretamente ao da cana-de-açúcar. E é ela quem dará origem aos outros tipos de cachaças. 


A cachaça Prata – também conhecida como Branca -, durante o seu processo de envelhecimento, permanece em contato com madeiras consideradas mais neutras, como: amendoim, freijó, jequitibá, entre outras. Essas madeiras não soltam coloração, mantendo o aspecto transparente da cachaça Prata.

Por ser um produto “fresco” de maior concentração alcoólica, tende a apresentar sabores e aromas mais intensos, secos e ardentes. 



A cachaça Ouro – também conhecida como Amarela -, são armazenadas e envelhecidas em madeiras que interferem no seu aroma e sabor, como: carvalho americano, carvalho europeu, bálsamo e amburana.

Desse modo, as características gustativas dessa cachaça estão diretamente relacionadas com a madeira em que foram armazenadas e o tempo de contato entre o líquido e o recipiente.


Uma vez que cada cachaça é extremamente deliciosa a sua maneira, qual delas usar para fazer a caipirinha?


Quer apurar ainda mais o seu paladar para a cachaça, e saber criar combinações e drinks incríveis? É só fazer o curso Sommelier de Cachaça! Para saber mais, é só clicar no botão abaixo!



A escolha certa


Há quem diga que as melhores cachaças para fazer caipirinha são as puras. Isso se dá pelo caráter mais encorpado que elas carregam. Além disso, como essa categoria de cachaça não entra em contato com nenhum tipo de madeira durante o seu processo de envelhecimento, o seu sabor é mais aguçado e remete diretamente à cana-de-açúcar, realçando esse sabor único no drinque.

Contudo, temos também as cachaças Pratas, que não ficam para trás. O contato com a madeira durante o seu envelhecimento gera uma interferência bem pequena no seu sabor. Essa cachaça também consegue harmonizar perfeitamente com os outros ingredientes, acentuando o frescor no final da degustação, fazendo com que a caipirinha fique ainda mais saborosa. 


Por outro lado, há quem prefira confeccionar o coquetel utilizando uma cachaça Ouro. Isso se dá pelo sabor levemente mais adocicado e a sensação mais suave que ela possui em comparação com a Prata.

O importante mesmo é escolher uma cachaça de boa procedência e que seja regularizada e registrada perante aos órgãos fiscalizadores. Procure pelo número de registro no MAPA em seu rótulo! Isso garante que ela segue todos os padrões das Boas Práticas de Fabricação e é própria para consumo, sem oferecer riscos para a sua saúde!

Outra dica é verificar se ela possui o selo de rastreabilidade do Cachaça Gestor


Quer ter a sua cachaça rastreada? É só clicar no botão abaixo!


Gostou desse conteúdo e quer receber em primeira mão todas as novidades relacionadas à cachaça? Siga-nos nas nossas redes sociais! 


Deixe um comentário