Uma das maiores dificuldades quando se decide abrir um negócio novo é saber por onde começar. Saber quais pontos são essenciais para lançar um produto de qualidade é um desafio que os novos produtores de cachaça enfrentam no Brasil. Entretanto, essa questão também preocupa produtores mais experientes, que ainda convivem com a sensação de que podem melhorar a sua cachaça.
Contudo, sempre que temos dúvidas, nada melhor do que buscar inspiração com quem já é fera no mercado para nos ajudar, certo?
Pensando nisso, o Cachaça Gestor separou uma lista com 8 coisas que você pode aprender com seus concorrentes para te ajudar a alavancar suas vendas e tornar-se referência no mercado. Como exemplo, trouxemos marcas que se destacam no mercado artesanal de cachaça.
Vamos começar?
1- A primeira impressão é a que fica
Você já comprou um produto após se apaixonar pela embalagem? Uma pesquisa realizada pela MeadWestvaco denominada Packaging Matters indicou que cerca de 79% das pessoas experimentam um produto devido a embalagem. Isso indica que a embalagem pode ser um fator crucial no momento de decisão de compra pelo cliente.
Com um requinte acentuado de sofisticação, a Cachaça 7 Capelas apresenta uma embalagem que transparece a qualidade do produto. Seu design transmite ao cliente a segurança de adquirir um produto de alta qualidade que atenderá as expectativas de um público exigente.
Além disso, o seu design especial nos remete a uma elegância que a transforma em um presente perfeito para pessoas queridas que apreciam um destilado de alta qualidade ou naquela bebida especial que é guardada para celebrar momentos marcantes.
É notável que a equipe da 7 Capelas soube trabalhar muito bem o conceito da sua embalagem, mostrando ao mercado a cachaça como um produto tão sofisticado quanto um whisky escocês, tornando-se referência nesse assunto.
Portanto, aprendemos com eles como a apresentação de mercado é uma etapa fundamental para tornar-se um produto de alto valor, atraindo assim a atenção e apreço do cliente. Uma boa embalagem pode valorizar o produto e despertar o interesse de consumidores que ainda não conhecem a marca, por isso, tenha sempre esse fator em mente durante a sua produção.
2- Transforme o sabor do seu produto em uma oportunidade
Com um mercado mais competitivo o consumidor tornou-se mais exigente, a cachaça passou a ser um produto que é degustado frequentemente. Portanto, sabores diferenciados passam a ser encarados no mercado como uma experiência imperdível ao cliente.
Nesse quesito a Indiazinha Jambu conquistou o mercado. A cachaça diferencia-se no mercado por ser o primeiro destilado com Jambu em sua composição 100% paraense, uma vez que tanto a cana quanto a erva são plantadas e colhidas lá.
A bebida oferece ao cliente uma oportunidade incrível de provar uma bebida que harmoniza as propriedades sensoriais do jambu e do guaraná com uma cachaça de altíssima qualidade.
O efeito anestésico do jambu transforma a bebida em uma experiência incrível a quem consome, levando o cliente a desejá-la sempre. Uma mistura sensacional que deu incrivelmente certo, parabéns pessoal!
Para ganhar o destaque no mercado como a Indiazinha Jambu fez é preciso arriscar e desbravar novos sabores.
3- Destaque a sua cachaça no mercado
Ganhar a confiança do cliente é muito importante e igualmente complicado, principalmente quando se trata de um produto qual ele ainda não possui conhecimento. Mas, você já pensou em como essa situação seria revertida se o consumidor pudesse ter acesso ao processo de produção da sua cachaça?
A equipe da Cachaça Morro Grande sim!
Além de um produto que conquista o cliente na primeira dose, a equipe também se preocupou em adquirir o selo de rastreabilidade, que possibilita ao cliente informações muito importantes sobre o produto. Tais como: detalhes sobre o processo produtivo, características sensoriais e possibilidades de harmonizações com a bebida.
E não para por aí! Informações técnicas da cachaça e o local de produção também são informados. Tudo isso de forma rápida e prática, basta que o consumidor leia o código na embalagem da bebida.
Fornecer esses detalhes ajuda a conquistar novos clientes, uma vez que, ele pode ter mais conhecimento sobre a marca de uma maneira muito simples.
4- Tenha a sua qualidade reconhecida
O reconhecimento da sua marca pela ANPAQ agrega a ela um selo de qualidade conhecido tanto no mercado interno quanto no externo, o que te proporciona uma maior autoridade no mercado.
Premiações nacionais como o reconhecimento pela Cúpula da Cachaça e internacionais como a premiação no Concurso de Bruxelas, também são aspectos que auxiliam no reconhecimento da imagem
Um exemplo de cachaça que recebeu este selo tão importante é a Gogó da Ema, que teve a sua cachaça NOX reconhecida pela associação. Isso garante que a produção atende a requisitos de boa prática na fabricação.
Dessa forma, o produtor coloca no mercado um produto com a sua qualidade garantida, chamando a atenção dos consumidores.
5- Busque parceiros que ajudem na melhora dos seus resultados
Você sente falta de tempo para gerenciar o seu alambique de forma eficiente? Esse é um problema que muitos produtores enfrentam diariamente, cuidar de todo o processo produtivo e acompanhar de perto a administração do alambique não é uma tarefa fácil. Desse modo, a busca por parceiros que auxiliam de forma eficiente nessas tarefas é uma etapa de extrema importância.
Foi pensando nisso que a Cachaça Patuá entrou em contato com o Cachaça Gestor e conseguiu melhorar a gestão do seu alambique. O sistema os auxiliou desde o plantio da cana-de-açúcar até o momento da emissão de nota fiscal do produto.
Após essa parceria, a Cachaça Patuá passou a ter acesso a relatórios e indicadores de produção em tempo real, a um auxílio de ponta na emissão de boletos e notas fiscais, acesso a um suporte especializado, notificações em tempo real referente a lembretes futuros e qualquer anomalia no processo produtivo, segurança no armazenamento de informações e o melhor: a possibilidade de coletar dados importantes da produção de forma offline.
De acordo com o Walter Carlos da Cachaça Patuá essa parceria é “Um apoio fantástico na parte da organização, é uma gestão melhor, mais eficiente”.
A possibilidade de otimizar o tempo é um fator que auxilia os produtores a desenvolverem uma produção de alta qualidade, com ênfase no produto final.
6- Invista em meios eficazes de Marketing
Uma boa propaganda é um fator chave para o sucesso nas vendas de um determinado produto. É nesse momento que o cliente vai entrar em contato com a marca, conhecendo-a melhor. Por isso, cuidar da imagem da sua cachaça no mercado é essencial.
Um meio muito eficaz para trabalhar o marketing é o mundo digital. Propagandas no YouTube, Facebook, Instagram, Blogs, dentre outras redes sociais, ganham cada vez mais espaço. Isso porque, trata-se de um meio rápido e barato de expor seu destilado.
Através dessas ferramentas pode-se segmentar o público que terá acesso ao seu conteúdo e analisar o desempenho da sua campanha.
A Sanhaçu é uma marca que se destaca pelo seu bom desempenho nas redes sociais, conquistando diversos clientes ao redor do país.
7- Legalize a sua cachaça
Trabalhar no comércio clandestino priva o produtor de uma série de benefícios que podem elevar o valor de mercado do seu produto e alavancar suas vendas.
Para que uma marca tenha selos de qualidade, oportunidades de exportação e expanda seu público é de extrema importância que ela seja regularizada.
Uma cachaça artesanal legalizada atesta ao consumidor a seriedade da marca e traz confiabilidade ao mesmo para experimentar um produto novo.
Regularizar o destilado também é um passo fundamental aos produtores que desejam um dia exportar seu produto.
Um exemplo a ser seguido nesse sentido é a Cachaça Raríssima.
8- Cuide da gestão do seu alambique
Talvez uma das partes mais difíceis, a gestão do alambique é um fator crucial para um bom desenvolvimento a longo prazo. Desse modo, acompanhar esse processo é cuidar do presente e futuro da sua empresa.
Esteja sempre atento a todas as etapas da sua produção, busque levantar relatórios com os principais dados e guarde todas essas informações, elas podem ser de extrema utilidade no futuro.
Além disso, pesquise por formas de facilitar essa etapa, otimizando seus resultados.
Um exemplo a ser seguido nessa linha é a Cachaça Bem me Quer, que acompanha toda a sua gestão pelo Cachaça Gestor.