4 dicas para melhorar o marketing da sua Cachaça
Atualmente o marketing digital tem se tornado um assunto muito abordado por diversos profissionais. Contudo, apesar de muito mencionada, poucos produtores utilizam essa estratégia para aumentar suas vendas. Por isso, no post de hoje, o Cachaça Gestor trouxe 4 dicas para melhorar o marketing da sua Cachaça! Quer saber como melhorar o desempenho do seu alambique? Vem com a gente!
1 – Tenha uma linha editorial bem definida
Linha editorial corresponde aos assuntos que a sua página irá abordar. Nesse sentido, para que você consiga defini-la da melhor forma possível, é preciso:
1- Conhecer bem o seu público alvo: esse processo facilita a comunicação com o seu consumidor, ajuda a descobrir, por exemplo, qual a melhor forma de se comunicar (linguagem formal ou informal), assuntos que são relevantes para aquele grupo, dentre outros aspectos.
2- Entender a plataforma que você está utilizando: essa estapa também é muito importante para saber quais recursos você tem disponíveis naquele meio de comunicação. Desse modo, observa-se que algumas redes sociais dão mais enfase para fotos, outras para vídeos, há as que trabalham com texto e por aí vai. Portanto, selecione as que você irá utilizar e descubra tudo que ela tem a te oferecer!
Logo, ao entender esses dois aspectos você estará apto para selecionar os temas que o seu perfil abordará. Ah, muito cuidado para não escolher temas demais e acabar perdendo o foco, ok? Uma dica para os produtores é criar publicações que contem curiosidades do seu alambique, que ensinem a harmonizar a sua cachaça e que mostrem o dia-a-dia da sua produção, de modo que, o seu público se sinta conectado com o seu negócio. Essa é uma das 4 dicas para melhorar o marketing da sua Cachaça, não a deixe de lado, ok?!
2- Planeje o seu conteúdo!
Nesse momento, a sua linha editorial será um fator crucial! Para estabelecer o que você irá postar é preciso saber onde e para quem, correto?! Desse modo, mantenha-a ao seu alcance quando for realizar essa tarefa, para que não corra o risco de você fugir do assunto ou deixar de utilizar algum recurso da rede social que você está utilizando.
Então, ada de deixar tudo para última hora, ok? Assim como todas as etapas da sua produção, o marketing também precisa de um planejamento. Portanto, faça um rascunho com as suas principais ideias de conteúdo para não esquecer de nada. Contudo, não deixe seus insights anotados de forma desordenada! Crie uma planilha onde, mensalmente ou quinzenalmente, você anotará o conteúdo a ser postado todos os dias do mês. Assim, você terá o seu planejamento de conteúdo bem organizado e nã terá que fazer nada de última hora. Afinal, quando se trata de marketing, o tempo investido em uma tarefa está diretamente conectado com a sua qualidade.
3- Tenha conteúdo de qualidade!
O fator fundamental que vai levar uma pessoa a te seguir ou não é a qualidade daquilo que você posta. Você gastaria o seu tempo consumindo um conteúdo com o queal não se identifica? Pois é, o seu público também não! Por isso, antes de postar qualquer coisa no seu perfil pesquise e estude sobre o assunto, tente entrar em contato com especialistas que comprovem aquela informação, não poste nada sem ter certeza daquilo. Além disso, busque entender a fundo os desejos e problemas do seu público, ajudando-o a satisfazer o anseio ou solucionar aquela questão.
Por exemplo, um produtor de cachaça pode utilizar a sua página para ensinar as pessoas a fazer novas receitas com cachaça, ajudar o seu público a escolher a cachaça ideal para presente para cada tipo de pessoa, ou, até mesmo, dar dicas de como identificar um destilado de alta qualidade apartir das características sensoriais. Enfim, há diversos assuntos que o produtor pode abordar, basta entender qual assunto possui um bom desempenho entre o seu público.
No nosso curso de Planejamento e Gestão, temos um modelo totalmente sobre Marketing! Nele o produtor tem acesso ao nosso conteúdo exclusivo sobre esse assunto, que vai te ajudar a imergir no tópico e implantar novas técnicas no seu alambique.
4- Tenha constância!
No meio digital a constância é um elemento fundamental para o sucesso. Desse modo, busque manter um padrão no que corresponde ao período entre uma postagem e outra, para esse detalhe o planejamento é fundamental. Assim, o seu público estará sempre interagindo com a sua página e a manterá fresca na memória. Contudo, tenha muito cuidado! Não poste nada apenas para não deixar a página sem conteúdo, toda publicação precisa agregar algum valor, pense nisso antes de criar cada post, ok?! Afinal, não adianta ter conteúdo se ele não geram engajamento com as pessoas. Sendo assim, utilize todos os recursos disponíveis com essa intenção: se fazer presente naquela rede social de uma forma relevante. Desse modo, você passará a ser referência para aquelas pessoas quando o assunto for cachaça!
Quer receber em primeira mão todas as novidades relacionadas à cachaça? Siga-nos nas nossas redes sociais!