Os primeiros passos para montar o seu alambique

Seja por tradição familiar, vontade de empreender ou devido ao amor pela branquinha, muitas pessoas desejam o alambique próprio. Contudo, caso esse processo não seja feito de forma adequada, o sonho pode se tornar um pesadelo. Nesse sentido, o post de hoje é para falar exatamente sobre isso: os primeiros passos para montar o seu alambique.


Tudo começa pelo sonho

O primeiro passo para qualquer negócio começa pelo sonho de empreender. Ao que corresponde o setor da cachaça, não é diferente. Sendo assim, o anseio por produzir o seu próprio destilado, por vivenciar a rotina de um alambique, por comercializar aquele produto é a primeira etapa. Essa parte do processo é extremamente importante, tendo em vista que, é durante esse momento que você colocará no papel – pela primeira vez – o que você espera do seu alambique.

Esse primeiro momento é fundamental para você conhecer mais sobre o setor da cachaça. Desse modo, procure se especializar na área, faça cursos para aprender a produzir o destilado. Além disso, busque – também – conhecer mais sobre técnicas que irão te proporcionar um produto único no mercado: análise sensorial, blend, dentre outras.


Entenda a viabilidade do seu projeto

Você já pensou que o seu empreendimento dos sonhos pode não ser o investimento certo para você? Pois é, para produzir cachaça é necessário realizar um bom aporte em dinheiro, com expectativas de retorno financeiro para médio e longo prazo. Por isso, é muito importante fazer uma minuciosa análise de viabilidade econômica do seu projeto para definir se o negócio é, ou não é, para você e evitar, assim, prejuízos futuros. Nesse sentido, busque profissionais capacitados e experientes no setor da cachaça, que vão conseguir avaliar corretamente se esse é ou não a melhor forma de investir seus recurso.

Ah, vale lembrar que o Cachaça Gestor já possui esse serviço especialmente focado em quem deseja investir no setor! Esse serviço calcula, a partir dos seus objetivos e recursos, o quanto você deve investir para começar o seu alambique e colocá-lo para funcionar.


Tenha um planejamento

Essa etapa é fundamental para o sucesso do seu alambique! Isso ocorre, pois, o planejamento é a etapa onde você irá determinar quais as metas que o seu alambique terá que alcançar e como. Assim, essa parte do processo é responsável por determinar a rota que você irá seguir para alcançar o seu objetivo. Consequentemente, é uma etapa que exige muito estudo e conhecimento de mercado. Desse modo, para planejar o seu projeto da forma correta você precisa:

-Saber se o seu capital é suficiente para cobrir os custos do empreendimento;

-Entender qual a melhor localização para o seu alambique;

-Definir a quantidade de cachaça que você irá produzir mensalmente;

-Análisar o público que você deseja alcançar;

-Traçar os principais objetivos do seu investimento;

Esses são apenas alguns elementos relevantes durante o seu planejamento, mas que não podem ser deixados de lado, afinal o seu sonho te dará a motivação mas o planejamento é quem vai te dar a direção.


Busque a melhor localização para o seu alambique

Entender qual o melhor lugar para montar a sua fábrica também é muito importante no começo. Logo, ao planejar essa etapa tenha em mente não apenas a disposição do terreno para a construção da sua fábrica, mas também, as características da localidade em que ele está inserido. Avalie se o local pretendido é capaz de escoar os seus produtos de forma satisfatória, evitando, assim, gargalos futuros.

Além disso, caso você tenha a intenção de abrir o seu alambique para vistação, observe se a cidade próxima possui um fluxo de turistas suficiente para abastecer o seu empreendimento. Ah, e o principal, não busque um local que atenda seus interesses apenas a curto e médio prazo, mas sim, um ambiente que possa se adaptar aos seus anseios a longo prazo.


Conheça o seu público

Saber para quem você deseja vender é algo muito relevante para criar um produto relevante no mercado. Afinal, é o seu público alvo quem vai ditar aspectos fundamentais da sua cachaça como, por exemplo, ticket médio, rótulo, garrafa, tipo de blend e armazenamento… Enfim, conhecer o seu público alvo é o primeiro passo para lançar um produto de destaque no mercado. Além do mais, tenha em mente que cada tipo de consumidor apresentará uma demanda específica. Assim, para que você possa atender um segmento com qualidade é preciso entender os anseios daquele grupo.


Quer receber em primeira mão todas as novidades relacionadas à cachaça? Siga-nos nas nossas redes sociais!

Siga-nos em nossas redes sociais

Deixa uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *