Os primeiros passos para montar o seu alambique

Você sabe quais são os 7 erros que os produtores de cachaça cometem? É preciso estar sempre atento, pois falhar nesses aspectos pode interferir diretamente na produtividade do seu alambique e, consequentemente, na sua lucratividade. Desse modo, foi pensando nisso que o Cachaça Gestor preparou esse post. 

Vem com a gente! 


1- Não fazer a análise de viabilidade do empreendimento 

A análise de viabilidade é a etapa do processo responsável por demonstrar ao produtor se o investimento pretendido é adequado para ele. Sendo assim, ao ignorar esse ponto há o risco de fazer um mau investimento. Visto que, a análise fornece uma previsão aproximada dos resultados futuros. 


2- A falta de um planejamento eficaz 

O planejamento é a fase do empreendimento na qual o produtor irá traçar os seus objetivos e estabelecer as ações que devem ser realizadas para atingi-las. Por conseguinte, ao não possuir um planejamento eficaz, o produtor está sujeito a cometer erros gravíssimos. Ao passo que, não tem o conhecimento de qual público deseja atingir, qual a melhor localização para sua fábrica, dentre outros. Para isso, a fim de ter um bom planejamento, o produtor deve estar sempre atento às informações do seu alambique. Desse modo, qualquer anomalia poderá ser identificada rapidamente. 


3- Não investir em capacitação  

A falta de investimentos em capacitação também corresponde a um dos 7 erros que os produtores de cachaça cometem. Ignorar esse aspecto é uma falha muito grave, tendo em vista que o mercado consumidor de cachaça está cada vez mais exigente. Assim, ao não se capacitar o produtor perde a oportunidade de promover, constantemente, a melhoria do seu produto. 


4- Não ter bons fornecedores

O cuidado com os fornecedores é um aspecto fundamental, que merece toda atenção do produtor! Isso acontece, pois, a escolha errada de um fornecedor pode atrasar o desenvolvimento de toda produção. Nesse sentido, é imperativo conversar com outros produtores que já contrataram o serviço daquela pessoa para saber os prós e contras de contratá-la. 


5- Não estar ciente de todas as informações do seu alambique

O empreendedor deve estar sempre atento às informações da sua fábrica. Pois, tanto erros durante a construção do seu alambique, quanto anomalias durante a produção da sua cachaça podem interferir na sua lucratividade. Sendo assim, busque acompanhar de perto a obra da sua fábrica, evitando problemas futuros. Por outro lado, com ela já em funcionamento, busque sempre ter acesso às informações da sua produção, desde o plantio da cana até a venda do seu produto. O Cachaça Gestor é um sistema especial para o produtor de cachaça, através dele o produtor pode ter acesso constante sobre informações do seu alambique.

Quer ter acesso às informações do seu alambique na palma da sua mão de forma simples e rápida? Clique no botão abaixo e escolha o melhor plano do Cachaça Gestor para você!


6- Não saber o público que deseja atingir 

Essa é uma parte fundamental para o sucesso de uma marca e, infelizmente, faz parte dos erros mais comuns que os produtores de cachaça cometem. Ter conhecimento do público que se deseja atingir é fundamental para produzir um produto de sucesso no mercado. Isso ocorre pois, ao conhecer o perfil dos consumidores, auxilia na criação de uma cachaça que atenda às expectativas sensoriais deles. Desse modo, todos os aspectos do produto – blend, rótulo, garrafa.. – serão pensados para atender a demanda dos seus clientes.


7- Não ter uma estratégia de venda

O produtor precisa estabelecer uma estratégia de venda para alavancar o desempenho do seu negócio. Contudo, poucos criam, de fato, um plano de vendas, seguindo, muitas vezes, apenas a intuição. Não obstante, a profissionalização do setor da cachaça exige que o empreendedor saiba como posicionar sua marca. E, além disso, que utilize o meio digital para fazê-lo. Assim, nota-se como o investimento em estratégias de venda – posicionamento de marca e escolha de meios em que seu produto será disponibilizado – é um fator decisivo no que tange a adesão do público ao seu produto. 

Agora que vocês já conhecem os principais erros, é preciso muita atenção e empenho para não cometê-los! Conte sempre com nossos serviços para ajudá-los a alavancar – cada vez mais – o mercado da cachaça!

Deixa uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *