O novo Coronavírus trata-se de uma família de vírus responsável por uma série de inflamações respiratórias. Seu novo agente manifestou-se primeiramente no continente Asiático em dezembro de 2019, causando a doença denominada como COVID-19. O vírus leva entre 2 e 14 dias para começar a manifestar seus primeiros sintomas, que são, principalmente: 

 

– Febre;

– Tosse;

– Dificuldade em respirar;

 

A transmissão do vírus se dá de pessoa a pessoa, por meio de de gotículas respiratórias ou de contato, que pode ocorrer de forma exponencial caso não haja certo isolamento. Principalmente no que tange se afastar daqueles que estão manifestando algum dos sintomas. 

 

O COVID-19 é um problema que assola o mundo todo, nesse sentido, por ser uma doença infecciosa que afeta um grande número de pessoas ao redor do mundo, a Organização Mundial de Saúde (OMS), decretou um estado de pandemia no novo Coronavírus. O decreto serve como um sinal de alerta para os governos ao redor do mundo reforçarem os cuidados a fim de evitar a disseminação do vírus. 

 

Dentre as recomendações da organização estão:

 

– lavar as mãos corretamente com água e sabão frequentemente, caso não tenha sabão, utilizar álcool em gel 70°; 

– evitar contato com pessoas doentes;

– evitar contato com idosos e demais pessoas que se incluam entre o grupo de risco;

– cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;

 

O COVID-19 e o setor da Cachaça

 

A situação nos permite entender que o Coronavírus irá impactar o mercado mundial, e o setor da Cachaça não está de fora. Nesse sentido, o Cachaça Gestor busca auxiliar o produtor a entender e agir em meio a situação atual. 

 

De início, é preciso entender que uma das recomendações da OMS é que as pessoas fiquem em casa, desse modo, o número de transeuntes irá diminuir consideravelmente, causando uma certa queda nas vendas. Feiras, bares e demais eventos onde há um grande consumo de Cachaça estão sendo fechados ou adiados. Por outro lado, os custos fixos para manter um alambique se mantém. Por isso, para buscar um equilíbrio em seu alambique, o Cachaça Gestor trouxe algumas dicas que vão ajudar a superar esse momento.

 

Planejamento 

 

Um bom planejamento é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento. 

 

Planejar significa traçar objetivos, escolher qual o melhor caminho a ser seguido para otimizar o funcionamento da empresa e estabelecer datas para avaliar quais metas foram alcançadas.

 

Agora, mais do que nunca, é essencial que o empreendedor revise o seu planejamento estratégico. Repensar suas estratégias comerciais são fundamentais para evitar grandes perdas durante esse período de crise.

 

Analise todas as suas despesas e veja onde é possível reduzir. Estude linhas de crédito que você pode buscar neste momento. Realize promoções em produtos parados no estoque.

 

Rever as metas estabelecidas para 2020

 

Sabemos que expandir muitas vezes é o sonho do produtor de Cachaça. Contudo, se esse objetivo estava em seus planos para os próximos meses, é preciso que você reveja essa situação com mais cautela. 

 

O que acontece é que o mercado tende a sofrer um impacto nos próximos meses devido às medidas de prevenção contra o COVID-19. Sendo assim, é preferível aguardar que essa situação se suavize e que o mercado tome rumos favoráveis para pensar em ampliar o empreendimento. 

 

2020 será um ano complicado para o comércio, sendo assim, rever as expectativas é fundamental, adaptando-as à realidade corrente. 

 

Estruturar seu processo de forma eficaz

 

Para suportar esse momento que o mercado está passando organizar o seu processo produtivo é fundamental. Ou seja, é hora de produzir mais gastando o mínimo possível. Analisar todas as etapas desde o plantio da cana até o momento da venda é essencial. E, além disso, manter esse acompanhamento. 

 

O Cachaça Gestor é uma ferramenta que pode te auxiliar a obter e acompanhar todas as informações necessárias para que você possa ter o controle do seu alambique de forma rápida, fácil e segura. 

 

Investir no digital 

 

Com a recomendação de que não saiam de casa, as pessoas estão cada vez mais presentes no meio digital. E com tempo ocioso para acompanhar o conteúdo que é divulgado na internet. 

 

Sendo assim, investir em marketing digital é uma alternativa que pode te auxiliar a posicionar o seu produto no mercado e gerar novos clientes. Contudo, é importante também pensar num meio digital onde o seu novo cliente possa adquirir o seu produto. 

 

Esse momento de crise certamente irá passar e seu fluxo de vendas aos poucas vai se normalizar. Contudo, é preciso se adaptar ao período pelo qual estamos passando. Seguir as recomendações da OMS e do Ministério de Saúde é fundamental para a saúde de todos. Trabalhe da melhor forma possível e tente manter-se em casa o máximo de tempo que conseguir. 

 

Essa crise vai passar e nós, do Cachaça Gestor, estamos aqui para te ajudar no que pudermos nesse momento!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *