Destilado tradicional do Brasil, a branquinha conquistou o seu espaço de destaque na gastronomia, história e cultura do país. Mas, você sabe quando a cachaça surgiu?

No post de hoje vamos falar um pouco mais sobre o surgimento da caninha e a sua importância.

Trouxemos também uma série de indicações de leituras, livros e cursos para você descobrir tudo sobre o universo da nossa bebida favorita!

Então, vem com a gente descobrir quando a cachaça surgiu!


Cachaça, um marco cultural do Brasil 

A cachaça é um destilado genuinamente brasileiro, que se tornou um representante cultural do país. Nesse sentido, seu sabor único e especial tomou seu lugar de destaque conquistando tanto o paladar popular quanto aqueles mais exigentes. Dessa forma consolidou-se internacionalmente como o destilado quente de cana-de-açúcar criado pelos brasileiros. Portanto, nota-se que essa bebida fez jus ao seu posto cultural. Tornou-se presente nos bares e foi representada de diversas formas por artistas brasileiros. 

Sob esse viés, Adoniran Barbosa, um dos maiores sambistas da história do Brasil, reforçou a brasilidade do destilado em suas canções com a música “Patrão, mulher e cachaça”. Por outro lado, Lenir Costa transformou a caninha em protagonista do documentário “Devotos da Cachaça”, no qual a relação da cultura brasileira com a cachaça é relatada, apresentando a história, produção e o amor deferido à caninha. No que tange à literatura, os autores João Almeida e Leandro Dias a dedicam um livro inteiro: Os segredos da Cachaça: tudo que você precisa saber sobre a bebida mais popular do Brasil.

Desse modo, percebe-se ainda a importância dessa bebida. Ao passo que, a cachaça é reconhecida como patrimônio histórico cultural em três estados brasileiros: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco. Isso implica no entendimento do destilado como parte de um legado histórico para essas regiões. Identifica-se assim uma série de contribuições do produto: sociais, culturais e econômicas. Mas então, quando a cachaça surgiu?


O surgimento da cachaça

Não se sabe, exatamente, quando a cachaça surgiu. Entretanto, é quase um consenso entre os historiadores que foi no século XVI que a bebida começou o seu trajeto. Nesse sentido, durante a produção de rapadura – utilizada como um adoçante na época – era costumeiro que o processo de fervura do caldo levasse à sua fermentação. Assim, formava-se um caldo denominado cagaço. Logo, como não servia para adoçar bebidas, pois era muito amargo, acabava sendo descartado.

Os escravos foram os precursores em criar e experimentar a cachaça ao provar o cagaço. Após perceberem que o seu consumo aumentava o entusiasmo durante o trabalho, o hábito de consumi-la logo se popularizou entre eles. Nesse sentido, tal descoberta retrata a criação da bebida que passou a simbolizar o espírito brasileiro.

Assim sendo, não demorou muito até que a cachaça conquistasse o gosto popular. Contudo a sua disseminação passou por uma série de entraves, principalmente com a Coroa Portuguesa.

Isso se deu pelo fato de que o produto ameaçava diretamente a comercialização da Bagaceira, uma bebida produzida a partir da fermentação do bagaço da uva. Isto posto, a substituição da bagaceira pela cachaça demonstrava o interior se sobrepondo à metrópole, o que implicava em uma redução nos lucros da Coroa.

Além disso, o seu consumo também foi um dos marcos da Inconfidência Mineira e da Revolução Pernambucana: ingeri-la era tido como um ato de patriotismo. De modo que, levava à negação do vinho português, levando a outro processo de perseguição contra o produto. Dessa forma, consumir a cachaça tornou-se símbolo de patriotismo. 


A cachaça ganhou o mundo!

A expansão do seu consumo foi inevitável. Mesmo com todos os impasses a cachaça se instalou como a bebida tradicional do Brasil. Com o passar do tempo uma série de mudanças na sua produção ocorreram, dando origem a cachaça artesanal e a cachaça industrial.

O produto atraiu o olhar dos produtores pela sua crescente importância econômica. A sua produção anual já ultrapassa 1,4 bilhões de litros e gera – direta e indiretamente – cerca de 600 mil empregos. Desse modo, o constante aperfeiçoamento na produção se fez algo de suma importância, levando empresas como a Cana Brasil a auxiliar milhares de alunos.

Com o curso “Mestre Alambiqueiro”, a Cana Brasil formou diversos produtores os quais têm a oportunidade de estudar na primeira e mais tradicional Fazenda Escola do Brasil. O grupo com mais de 120 anos de tradição na produção de cana-de-açúcar, cachaça e rapadura é dirigido por Arnaldo Ribeiro e José Ribeiro, especialistas na produção de cachaça. 


Cachaça HUB: a cachaça de alambique conquista o mercado internacional!

Contudo, uma bebida tão especial não poderia ficar apenas no Brasil, não é mesmo? E foi pensando nisso que o Cachaça Hub iniciou o seu processo de levar a cachaça artesanal para fora do país. Desse modo, com o objetivo de mostrar a cachaça ao mundo, o Cachaça Hub promove, faz o marketing, distribui e vende a cachaça. A sua participação no Festival das Migrações de Luxemburgo que aconteceu em março, foi um grande sucesso. Diversas marcas, clientes do Cachaça Gestor, foram apresentadas e comercializadas com o público europeu. 

A cachaça vem ganhando diversos prêmios pelo mundo. Sendo assim, a certificação é crucial para a constante valorização do produto. Por isso para fazer parte desse projeto tão importante para a cultura brasileira, é necessário que a produção seja rastreada pelo Cachaça Gestor. Um sistema criado para facilitar a vida do produtor, possibilitando o gerenciamento do alambique de forma online e eficaz.


Você também é um apaixonado por cachaça que pensa em produzir mas não sabe por onde começar? Ou já é um produtor e quer entender mais sobre gestão? Preparamos um curso especial para você! Está na hora de tirar a ideia do papel e começar para valer. Clique no botão abaixo e faça já sua inscrição!

Quer receber em primeira mão todas as novidades relacionadas à cachaça? Siga-nos nas nossas redes sociais!

Siga-nos em nossas redes sociais

Deixa uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *